Iniciativa de Preservação do Cerrado em Mato Grosso

quinta-feira, 23 de julho de 2009


A Câmara dos Deputados do Estado de Mato Grosso já aprovou em primeira votação, dia 17 de julho, um projeto que institui o Dia Estadual de Preservação do Cerrado no dia 28 de agosto (proposta de João Malheiros - PR). A comemoração da data inclui a realização de Seminários, debates, oficinas, campanhas, concursos e diversas outras atividades que englobam diversos setores da sociedade e contribuem para disseminar o conhecimento e a valorização do bioma.

Além da data, será instituída a Comenda Lobo Guará para organizações governamentais e não-governamentais, educacionais, institutos de pesquisa, empresas sustentáveis e outras que contribuam com a preservação da memória e o patrimônio cultural do Cerrado.

É importante ressaltar que o bioma Cerrado corresponde a cerca de 25% do território brasileiro e é o segundo maior bioma do país, abrangendo os estados da Bahia,Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. A pouco tempo passou a fazer parte da lista dos 25 lugares de grande riqueza biológica e mais ameaçados do planeta.

Considera-se que 70% do Cerrado já desapareceu devido à degradação ambiental e ao crescimento desenfreado da agro-pecuária durante o último século. Em 2004, o governo federal desenvolveu um Plano de Proteção ao Cerrado, com intuito de preservar e recuperar as áreas críticas deste bioma. De acordo com a ex-Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, "esse processo (a degradação do Cerrado) é uma necessidade urgente para todos nós". O objetivo do governo é incentivar a sustentabilidade e a preservação natural, protegendo espécies raras, animais e vegetais.

0 comentários:

 
 
 

Receba nossas postagens

Receba os posts do Instituto 5 de Junho em seu e-mail!

Digite aqui seu e-mail:

Seguidores