Reaproveitamento de água de chuva.

quarta-feira, 4 de março de 2009

por: Carlos Henrique Klein


Muito se discute sobre o consumo de água potável no globo e constantemente os estudiosos apresentam estudos sobre a progressão da disponibilidade de água para consumo nos próximos anos. Vê-se um quadro preocupante agravado por variações climáticas, poluição, aquecimento global e inúmeros outros fatores influenciantes. Um desses fatores é o desperdício.

Calcula-se que no Brasil exista um desperdício de água em torno de 35% do total utilizado em todas as atividades humanas. Nos centros urbanos esse desperdício se destaca em atividades corriqueiras do cotidiano, atividades aparentemente simples que se agrupam e se tornam vilãs do ponto de vista ambiental.
Dentre várias medidas para diminuição do desperdício de água, podemos destacar a reutilização da água de chuva nas construções. Essa prática vem se disseminando rapidamente e já é utilizada nos EUA e em alguns países da Asia, mas no Brasil o ritmo ainda é lento, principalmente pela falta do incentivo governamental para essa prática.

A composição do projeto de captação de água de chuva se baseia em três etapas: a captação, a condução e o armazenamento da água. No ano de 2007, a ABNT terminou a norma NBR 15527/07 que trata desse assunto. Essa norma está em vigor desde o primeiro semestre de 2008 e estabelece os procedimentos para o desenvolvimento de projetos de engenharia para edificações que tenham instalações hidráulicas dedicadas ao uso da água de chuva.

Para se formular um projeto para o reaproveitamento, deve-se levar em consideração os índices pluviométricos da região e compará-los com o consumo ou a estimativa do consumo do proprietário do imóvel e estabelecer o orçamento para se verificar a viabilidade da construção do mecanismo.

De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas) em média, no Brasil, a água acumulada no período de um ano em um telhado de 100m2 poderia sustentar uma família de quatro moradores por até 6 meses. Porém, vale lembrar que a água acumulada das chuvas e reservada nos tanques não deve ser destinada ao consumo humano. Sua utilização deve ser direcionada para atividades menos nobres, como irrigação, áreas externas, limpeza, jardinagem e sanitários, por exemplo.
Vale ressaltar que o reaproveitamento da água da chuva além de contribuir com a preservação dos recursos hídricos implica em economia a médio e longo prazo.
.
Informações relevantes:

- A água da chuva é coletada por calhas e é conduzida em um reservatório sob o terreno.
- Instala-se um sistema de recalque para enviar a água para seu destino final.- É aconselhável instalar um sistema de filtragem para limpar a água das impurezas do telhado.
- O sistema hidráulico deve receber manutenção periódica.
- O processo gera economia e auxilia a reduzir problemas com enxentes.
- Utilização da água de chuva para usos nobres requer instalação de uma mini estação de tratamento.
- Alguns edifícios indianos utilizam o sistema para alimentar aparelhos de ar condicionados e economizam até 250m3 de água por dia.
- Um condomínio pequeno pode ter um custo de implantação de cerca de R$6.500,00 em materiais (equipamento, bombas, encanamento e reservatório).

4 comentários:

Anônimo disse...

O artido é interessante, porém seria bom ter correção ortográfica , afinal de contas enchente screve-se com ch e não om x com está no texto.

Engº Agrº Luiz Barbosa
luizbsn@bol.com.br

Anônimo! disse...

Gostei das dicas, pretendo aplicar ainda esse ano.

Anônimo disse...

Para o otário Luiz Barbosa que postou acima:

"Seria bom" se você aprendesse a escrever corretamente antes de criticar.

"artido" no lugar de artigo
"screve" no lugar de escreve
"om" no lugar de com
com no lugar de como

Fora a concordância e o modo feio de escrever...

Haja paciência para aguentar um otário desses.

Anônimo disse...

EnXente foi feio mesmo!

 
 
 

Receba nossas postagens

Receba os posts do Instituto 5 de Junho em seu e-mail!

Digite aqui seu e-mail:

Seguidores