Produção limpa.

sábado, 14 de março de 2009

por: Carlos Henrique Klein


Os "ecoprodutos", produtos verdes, ecológicos, biológicos, naturais, orgânicos e outros termos, estão se multiplicando como uma nova moda ou febre. São tintas à base de água (sem solventes ou chumbo), veículos elétricos, lubrificantes naturais, biodiesel, plásticos biodegradáveis, inseticidas leves e outras inúmeras novidades e certificações ambientais que estão virando uma mina de ouro com a bandeira da defesa ambiental.

Apesar da beleza das propostas anunciadas pela indústria, existe um detalhe relevante que passa desapercebido aos olhos da grande maioria. É uma confusão boba que fazemos, associando o "natural" ao inofensivo; geralmente consideramos que os termos biológico, natural e orgânico são sinônimos de "ecológico". Essa confusão atrapalha e muito o julgamento sobre o caráter ecológico das atividades ou de um produto, de uma maneira mais aprofundada, dos processos industriais. Muitas vezes o "ecobalanço" não é levado em consideração, montando uma falsa justificativa de preservação e favorecento principalmente o lucro na produção.

Analisando os desenvolvimentos ditos "sustentáveis" ou "ecologicamente corretos", deve-se evitar a alienação e verificar se os processos aplicados são ou podem ser processos limpos, com o mínimo de agressão ao ambiente.

O processo limpo vai muito além da reciclagem da água ou o reaproveitamento de componentes descartados em uma produção. Se refere ao planejamento de atividades desde o início das operações até ao término da produção, minimizando ao máximo os impactos ao ambiente e prevenindo os acidentes futuros.

Sabe-se que é muito melhor prevenir do que remediar, como diz o famoso ditado, então, o planejamento prévio e o incentivo a atividades verdadeiramente limpas acabam funcionando como o maior combate a acidentes poluidores e atividades que degradam o ambiente.

0 comentários:

 
 
 

Receba nossas postagens

Receba os posts do Instituto 5 de Junho em seu e-mail!

Digite aqui seu e-mail:

Seguidores