Cerrado será incluido no Inventário Nacional de Florestas

quarta-feira, 18 de março de 2009

por: Carlos Henrique Klein


O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro ocupando, originalmente, 21% de todo território nacional e se apresenta como um importante referencial para a conservação da biodiversidade brasileira. Possui cerca de sete mil espécies de flora, a mais rica dentre as savanas do globo.

Porém, nas três últimas décadas, mais da metade de toda a área do Cerrado, aproximadamente dois milhões de quilometros quadrados foram consumidos por atividades degradantes como pastagens e carvoarias, apenas 2% do bioma está protegido legalmente e muitas espécies animais e vegetais estão ameaçadas de extinção.

Visando combater essas ameaças, o Serviço Florestal brasileiro irá coletar informações sobre a biodiversidade, biomassa disponível, produtos florestais madeireiros e não madeireiros e a intereção da sociedade com o bioma com o objetivo de inventariar os dados sobre as florestas e incluir o Cerrado no relatório nacional das florestas, garantindo a inclusão do bioma em planejamentos e projetos ambientais da política pública nos próximos cinco anos.

A equipe de estudos foi montada esta semana na cidade de Paracatu-MG com o treinamento de 15 pessoas que visitarão o Cerrado e coletarão os dados em campo e com a população, incluindo os levantamentos no Inventário Nacional de Floresta (INF). Serão dez pontos amostrais de vegetação e serão entrevistados moradores de seus arredores (perguntas sobre a relação das pessoas da região com o bioma, as atividades desenvolvidas no Cerrado, etc). A coleta de dados definitiva deverá começar em 2010, após análise e aprovação da pesquisa de campo.

Fazem parte deste estudo: equipe do Serviço Florestal Brasileiro; Embrapa; UnB; Organização das Nações Uidas para Agricultura e Alimentação (FAO); que simultaneamente coletarão dados da Amazônia e Caatinga.

0 comentários:

 
 
 

Receba nossas postagens

Receba os posts do Instituto 5 de Junho em seu e-mail!

Digite aqui seu e-mail:

Seguidores