Sustentabilidade e crescimento

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Por: Carlos Henrique Klein (Instituto 5 de Junho)

Os debates sobre sustentabilidade e conservação ambiental tornaram-se a “bola da vez” da mídia e dos discursos políticos tanto no Brasil como no mundo. É notória a importância do tema e a necessidade de soluções viáveis para os problemas ambientais e preservação natural nas diversas regiões do globo.

Um grande empecilho para um consenso nas discussões sobre crescimento e preservação é a incompatibilidade entre o crescimento livre e o desenvolvimento humano. O poderio das nações industrializadas dita um ritmo de crescimento acelerado, desenfreado, e transmite seus danos aos países mais pobres. Essa desvantagem continuará enquanto suas políticas econômicas e financeiras, internas e externas, não se compatibilizarem com seus deveres sociais e com um plano eficaz de proteção ambiental.

Apesar dos paises em desenvolvimento e outros, puxados por estes, se preocuparem cada vez mais com o setor ambiental, elaborando leis e procedimentos de proteção, o que se vê é uma sociedade mundial ainda despreocupada, de fato, em controlar seus meios de produção, seus fluxos comerciais e financeiros e em concretizar uma “nova ordem mundial” que viabilize o desenvolvimento sustentável das sociedades e consolide a interação viável entre sociedade e natureza.

0 comentários:

 
 
 

Receba nossas postagens

Receba os posts do Instituto 5 de Junho em seu e-mail!

Digite aqui seu e-mail:

Seguidores